Os alimentos funcionais possuem componentes ativos capazes de reduzir o risco de certas doenças como as cardiovasculares, intestinais e alguns tipos de câncer. Além disso, oferecem melhora importante na função imunológica e têm propriedades antioxidantes.
A dieta rica em alimentos de origem vegetal, hortaliças, frutas, chás e trigo pode proporcionar melhora na imunidade celular contra diferentes micro-organismos e células doentes. Já os produtos ricos em vitaminas C, E, zinco e betacaroteno protegem o corpo contra a oxidação provocada pelos radicais livres.
Variar é importante. Se um dia você come aveia, no outro se alimente com linhaça, ou troque a maçã por castanha-do-pará. Durante a semana, alterne arroz branco com integral.
Dica de alguns grupos de alimentos funcionais
A nutricionista Cátia Cristina Guerbeli destaca alguns grupos de alimentos funcionais capazes de auxiliar na prevenção de doenças:
Alimentos arroxeados: as propriedades dos alimentos arroxeados e azulados, que contêm ácido elágico, retardam o envelhecimento e neutralizam as substâncias cancerígenas, prevenindo diversos tipos de câncer.
Alimentos amarelos: mantêm o sistema nervoso saudável, ajudam a prevenir o câncer de mama, têm ação antioxidante e retardam o envelhecimento. São ricos em vitamina B-3, ácido clorogênico e também possuem betacaroteno.
Alimentos verdes: contêm cálcio, clorofila e as vitaminas A e C. Suas propriedades funcionais promovem a desintoxicação celular, inibem os radicais livres, protegem o coração, melhoram o sistema imunológico, o cabelo, a pele e têm efeito anticancerígeno. Também são importantes para os ossos e a contração muscular.
Alimentos vermelhos: são ricos em cálcio, fósforo, potássio e vitaminas A e C. As frutas vermelhas contêm licopeno e flavonoides, que funcionam como antioxidante e promovem benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares, redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.
MANDALA DOS SABORES – EDIÇÃO ESPECIAL – 2013