Se alimentar bem, fazer exercícios físicos e viver de maneira saudável. Essa fórmula poderia até parecer um modismo até alguns anos atrás. Mas a realidade é que esse estilo de vida ganha, a cada dia, mais e mais adeptos entre a população brasileira.
Pensando nisso, o Blog Mandala dos Sabores, aproveita para inovar no cenário de alimentação alternativa, trazendo para o público digital mais que um conceito de viver bem, mas a aliança entre o bom paladar e a saúde, por meio de receitas veganas (testadas) sem leite, sem ovos, sem açúcar e sem glúten, simples, baratas e fáceis de fazer. Espero que aproveitem bem, pois foram feitas com muito amor!
É importante que os leitores saibam que o material disponível neste Blog é de minha autoria. Foi construído com pesquisas feitas em fontes seguras e fidedignas e as receitas foram testadas por mim. Trata-se de um blog sério e ético, que procura disponibilizar informação de especialistas e profissionais com credibilidade de diversas áreas de atuação, além das minhas próprias receitas.
O Blog Mandala dos Sabores nasceu da vontade de compartilhar com o público digital uma experiência exitosa de cura, por meio da reeducação alimentar. Meu nome é Lucelena Melo, sou vegana, nasci em Goiás, terra do pequi, guariroba e jabuticaba. Adoro cozinhar e criar novas receitas – é um momento de puro prazer preparar minha comida! Não gosto de fazer pratos repetidos, sempre adiciono algo novo – o prato tem que ser bem colorido, ter ingredientes frescos e o mais natural possível. Para que também seja nutritivo, é importante saber a função nutricional de cada alimento para o organismo.
Na criação das receitas me inspiro na alimentação plant-based e Indiana. Adoro as especiarias indianas como cardamomo, pimenta-do-reino, pimenta dedo de moça, açafrão gengibre, canela, cravo, além de muitas ervas e cheiro verde – os condimentos ajudam no processo digestivo e aumentam a imunidade do organismo – a comida caseira, goiana (da mamãe) que, aliás, é deliciosa, teve uma grande influência nos meus pratos.
A partir de 2006 (já era vegana), meu organismo se manifestou intolerante ao glúten, à proteína animal e ao açúcar. Segundo o Doutor Geraldo Henrique Mascarenhas (homeopata/ortomolecular), tais alimentos provocam infecção, gases, inchaço, artrite, acelera o envelhecimento das células e baixa imunidade do corpo que resultam em doenças autoimunes. Mas nossa vida é feita de atitudes – ao invés de reclamar que não poderia comer mais tanta coisa deliciosa, por exemplo, o queijo e o pão, e motivada pelo tratamento médico, resolvi criar receitas alternativas e ser feliz. Estou nesse mundo para ser feliz e nada mais!! Curei-me por meio da reeducação alimentar. Somos o que comemos – “Faça do teu alimento o teu remédio e do teu remédio, o teu alimento” (Hipócrates).
Motivando a reeducação alimentar
Este novo espaço – Blog Mandala dos Sabores – surge para um bate-papo gostoso sobre alimentação plant-based (alimentos vegetais integrais). O que é alimentação plant-based? É uma alimentação natural, nutritiva, saudável, sem conservantes, menos gordurosa e de fácil digestão, que mantém o metabolismo em ordem e proporciona maior saúde e qualidade de vida ao ser humano. É poder ingerir durante as refeições uma comida rica e equilibrada, ou seja, um prato bastante colorido, com legumes, vegetais, cereais, grãos, ervas e frutas, os quais geram carboidrato, proteína, vitaminas e minerais na medida certa que o nosso organismo necessita – e ajuda a reposição de todos os micronutrientes e auxilia a boa digestão.
Enfim, podemos comer de tudo, desde que seja de maneira equilibrada. Ser saudável e ter uma boa saúde só dependem de nós. Eu quero me manter saudável e jovem, e você? Nunca é tarde para começar algo!
Criando condições para uma saúde com qualidade
Comer de maneira correta e inserir exercícios físicos na sua rotina não só mantém o peso dentro do ideal, como aumenta a qualidade (e os anos) de vida, evitando assim doenças cada vez mais comuns, como câncer, diabetes, hipertensão, artrite, depressão e problemas cardíacos.
Sempre é um bom momento para repensar o que comemos e reeducar os hábitos alimentares – nossa alimentação diária deve ser rica em nutrientes e saborosa ao paladar. Nós, no ocidente, comemos por que achamos gostoso e agradável ao paladar. Esquecemos qual é a verdadeira função do alimento que ingerimos – sua principal função é nutrir o corpo, mente e espírito – nossa refeição tem que ser equilibrada, ou seja, no prato uma refeição básica tem que ter: folhas verdes, carboidrato, proteína e frutas. Segundo os grandes especialistas, temos que fazer as principais refeições que são: café da manhã, almoço e jantar (no jantar comer alimento mais leve para dormir bem) . No intervalo delas (10h, 16h e 20h ) é aconselhável comer uma fruta ou tomar chá. É importante tomar muita água, no mínimo 2 litros por dia – hidrata a pele, o cabelo e ajuda o intestino a funcionar melhor e, consequentemente, a manter uma boa saúde.
Posted by Luiz on março 15, 2012 at 11:32 am
Olá Lucelena
Parabéns pela iniciativa e grato por dividir conosco suas conquistas pessoais de mais qualidade de vida e um questionamento daquilo que realmente necessitamos para uma alimentação saudável. Continue e terá um assíduo visitante neste seu
(e nosso) espaço virtual…
Abraços
Luiz Alberto Mustafé
Posted by Val Faleiro on março 20, 2012 at 1:43 pm
Olá Lucelena,
Fiquei super feliz pela sua iniciativa, então teremos agora as receitas de suas maravilhas ?!
bJus mEu
Val Faleiro
Posted by comida emocional on março 28, 2012 at 1:36 am
Adorei a apresentação. É tudo o que penso sobre comida e nutrição.
Obrigada por compartilhar !
Camila
Posted by Lucelena Melo on março 29, 2012 at 2:33 am
Camila,
Obrigada pelas doces palavras! Compartilhar é a palavra de ordem!!!
Lucelena
Posted by Sulamita Nunes Corrêa on abril 13, 2012 at 10:59 pm
Lucelena !!!
Dei uma olhadinha e já adorei !!!
Parabéns !!! Pela dedicação, pela persistência, pelo carinho que fizeste e muito OBRIGADA por compartilhar. Desejo SUCESSO e que continue… Quanto a nós vamos experimentar.
Mil Abraços,
Sulamita.
Posted by Lucelena Melo on abril 14, 2012 at 12:56 am
Sulamita,
Toda gratidão pela palavras de incentivo. Divulgue para as amigas, só assim o blog Mandala dos Sabores vai cumprir sua missão cósmica – servir ao próximo!
Beijo delicioso!
Posted by margareth gusmão on maio 1, 2012 at 10:26 pm
Aloha querida amiga evolutiva Lu
Registro meu contentamento com sua iniciativa em tornar público o que lhe traz alegria e satisfação: cozinhar. Receitas maravilhosas para quem busca qualidade de alimentação e bom gosto para o paladar. Excelente! Parabéns e esteja certa de que estarei compartilhando suas delícias para que muitos possam desfrutar deste prazer. Avante e muitas criações culinárias para você. Bjão.
Posted by Lucelena Melo on maio 1, 2012 at 11:10 pm
Aloha menina do RIO!
Obrigadaaaaaa. Estou adorando essa ideia de compartilhar experiências, e o blog está me motivando muito a continuar se alimentando de forma saudável.
Eu só sei que tá muito legal fazer isso e saber que as pessoas estão curtindo junto comigo!!!
Posted by Isabela on maio 30, 2014 at 1:59 am
Quanta saudade!!! Que bom poder ficar mais perto de você e das suas comidas lindas,saudáveis e deliciosas!!!! Parabéns!!! O site está perfeito, ou melhor.. “Tudo de bom… HUMM…”
Beijo
Isabela