A comunicação estreita entre cérebro-intestino abre perspectivas para entender o papel da flora intestinal no surgimento de males que sabotam o foco e o bom humor…
Os neurônios intestinais chamam a atenção também pela sua farta produção de serotonina, molécula que nos leva ao estado de bem-estar – 90% da serotonina descarregada pelo corpo é fabricada ali. “Esse neurotransmissor é importante porque garante o funcionamento adequado do órgão”, diz o médico Henrique Ballalai, da Academia Brasileira de Neurologia.
Outro elemento que interfere nessa conexão: a flora intestinal, ou seja, a Microbiota. No entanto, a microbiota é uma espécie de terceiro cérebro. O intestino carrega cerca de 100 trilhões de bactérias, quantidade dez vezes superior ao número de células do corpo. Esse contingente representa de 2 a 3 quilos do peso total de um indivíduo. “A microbiota tem papel decisivo na manutenção da saúde. Ela auxilia a digerir alimentos e a nos proteger de infecções”, explica a microbiologista Regina Domingues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/saude/saude-e-vital/a-incrivel-conexao-cerebro-intestino
