Os Minerais são essências para o corpo

sais mineraisOs sais minerais são essenciais para prevenir anemias, doenças dos ossos, cãibras e fraqueza muscular.

Os minerais estão presentes na terra, na água e em todas as plantas, e participam de funções importantes no organismo, como a firmeza dos ossos, a transmissão dos impulsos nervosos, o controle da pressão arterial, a contração muscular e a temperatura corporal.

A deficiência pode causar problemas de saúde, como a falta de cálcio prejudica os ossos, aumentando o risco de osteoporose, a deficiência de ferro leva à anemia.

Mas, o corpo não produz os minerais. Para garantir a quantidade diária necessária ao organismo é necessário ter uma alimentação variada e balanceada. Ela é quem vai fornecer todos eles:

1. Cálcio atua na formação de tecidos, ossos e dentes: participa da contração muscular: auxilia o sistema nervoso e age na coagulação do sangue e oxigenação dos tecidos.  A deficiência provoca deformação e problemas ósseos. Fontes: vegetais verde-escuros, chicória e leguminosas.

2. Cloro é um componente do ácido gástrico; ativador de enzimas – substâncias que promovem as reações químicas no corpo; e é um regulador do equilíbrio ácido. Há pouca chance de deficiência. Fonte: sal.

3.Cromo está associado ao metabolismo da glicose, pois potencializa a ação da insulina. No caso de deficiência, a pessoa cria resistência à insulina. Fontes: óleo de milho, cereais integrais e levedo de cerveja.

sais-minerais4. Cobalto essencial para função normal das células da medida óssea, dos sistemas nervoso e digestivo. A deficiência é rara, ocorre quando há falta de vitamina B12. Fonte: praticamente todos os vegetais.

5. Cobre participa da formação dos ossos; e realiza a síntese do colágeno e dos glóbulos vermelhos no sangue. Deficiência é rara. Fontes: cereais integrais, leguminosas e frutas secas.

6. Ferro Mineral presente nos glóbulos vermelhos. Transporta oxigênio e ajuda a retirar energia dos alimentos. Deficiência – causa anemia. Fontes: leguminosas, vegetais verde-escuros, melado, frutas secas e amaranto.

7. Flúor componente de estrutura dos ossos e dos dentes. Deficiência – deformações ósseas. Fontes: chás, água, e sal fluorados.

8. Fósforo faz parte de estrutura de ossos e dos dentes. Deficiência – não ocorre desde que os níveis de proteína e cálcio estejam adequados. Fontes: amaranto, quinua, aveia e trigo sarraceno.

9. Iodo regula as funções da glândula tireoide. Deficiência – bócio, debilidade mental e alterações no sistema reprodutor. Fontes: sal iodado e algas marinhas.

10. Magnésio mantém o nível do cálcio nos ossos e ajuda o intestino. Deficiência é rara, mas o uso de medicamentos como diuréticos e laxantes podem prejudicar a absorção. Fontes: castanha-do-pará e aveia.

11. Manganês é um antioxidante essencial na formação óssea e no metabolismo de carboidratos, aminoácidos e colesterol. A deficiência é pouco provável. Fontes: milho cozido, farelo de aveia e farinha de trigo integral.

12. Potássio participa das contrações musculares; atua em conjunto com o sódio e é importante para a condução do estímulo nervoso. A deficiência é rara, mas, na falta, pode ocorrer fraqueza e alterações nos batimentos cardíacos. Fontes: banana desidratada, feijão preto, lentilha e melado.

castanhas13. Selênio também é importante para a tireoide. O perigo está no excesso de selênio, que pode causar uma intoxicação. Fontes: a maioria dos alimentos naturais e frescos, mas principalmente na castanha-do-pará.

14. Sódio participa das contrações musculares e dos impulsos nervosos; regula o Ph e o volume dos líquidos corpóreos. A deficiência é rara. Fontes: praticamente todos os alimentos naturais.

15. Zinco participa do sistema imune e tem ação antioxidante. A deficiência pode ser provocada por má alimentação ou cirurgias. Os efeitos dela são retardo de crescimento nas crianças, lesões de pele, diarreia, queda de cabelo, perda de apetite e do paladar. Fontes: shitake seco, feijão branco, lentilha, farelo e gérmen de trigo.

Fonte: Revista dos Vegetarianos março/2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: