Organização Mundial da Saúde – Dicas de reeducação alimentar

As quatro regras da Organização Mundial da Saúde:

  • Diminuir a ingestão de gorduras saturadas
  • Aumentar a ingestão de fibra alimentar
  • Limitar a ingestão de açúcar e sal
  • Aumentar a ingestão de água durante o dia.

EVITAR

– Alimentos ricos em gorduras saturadas: iogurte integral e leite integral, manteiga, queijos amarelos, sorvete, biscoitos recheados, chantilly, carnes vermelhas (cortes mais gordos) , alimentos embutidos como salsichas, linguiça, salame e presunto, pele de frango.

– Alimentos ricos em sal: macarrão instantâneo, alimentos congelados, tabletes de caldo (carne, galinha, legumes), sopas instântaneas, pão francês, batatinhas fritas e biscoitos salgados industrializados, queijos amarelos (parmesão principalmente), alimentos enlatados, shoyo, refrigerantes zero.

– Fontes de açúcar: doces em geral, produtos de padaria (até mesmo os salgados), ketchup, molho de tomate e molho pronto para saladas, balas, sucos industrializados.

INCLUIR

– Alimentos fontes de fibras: aveia, quinoa, chia, farinha integral (pães e massas integrais), arroz integral, cereais matinais que tenham o valor de fibra semelhante à quantidade de fibra da aveia, hortaliças (folhas verdes), legumes (tomate, cenoura, beterraba), frutas e leguminosas (feijão, grão-de-bico e lentilha).

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