Exagerou na ceia? Conheça alimentos para desinchar

Retenção de líquido pode ser consequência de uma dieta com excesso de sódio. Para diminuir inchaço, o ideal é consumir comidas que estimulem os rins. Tudo que estimula o trabalho dos rins contribui para reduzir a retenção de líquido. É o caso de água, chás, vegetais e alimentos diuréticos. Praticar atividade física também ajuda. “Exercitar-se é a melhor maneira de aumentar o fluxo nas veias e vasos linfáticos, propiciando a eliminação do excesso de liquido”, diz diz Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

abacaxi-2013-29-10-size-620Tanto a casca quanto a polpa do abacaxi são ricas em uma substância chamada bromelina, que tem ação diurética. O alimento, portanto, ajuda o rim a trabalhar e a expulsar do organismo sódio, glicose e líquido retido. “Uma pessoa que deseja diminuir o inchaço pode tanto comer a polpa da fruta quanto fazer um chá com a sua casca”, diz o nutrólogo Celso Cukier.

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O excesso de sódio no organismo aumenta a quantidade de líquido retido nos vasos sanguíneos, o que dá o aspecto de inchaço. Tanto o sódio como o líquido acumulado são expelidos pelos rins, mas o sódio demora até três dias para ser eliminado do organismo. Por isso, tudo o que ajuda os rins a trabalhar de forma mais intensa é importante para reduzir o inchaço. “A água e outros líquidos que não contenham sódio não só estimulam o trabalho dos rins, mas também diluem o sódio, reduzindo a retenção de líquido”, explica Celso Cukier, nutrólogo do Hospital Albert Einstein.

melancia-viver-bem-620-size-620Essas frutas não têm ação diurética como o abacaxi, mas, por serem abundantes em água, ajudam a hidratar o corpo e a diminuir o inchaço. “Como o sódio retém o líquido que já está no corpo, é preciso reidratar o organismo”, diz o nutrólogo Celso Cukier. “Além disso, aumentando a hidratação, você ajuda a diluir o sódio e a fazer com que o rim o elimine do corpo.”

vegatais-frutas-legumes-20130504-size-620Verduras, legumes e frutas contêm potássio e magnésio, nutrientes capazes de contrabalancear o efeito do sódio no organismo, explica Luciano Giacaglia, endocrinologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Além disso, os vegetais são ricos em fibras e em água, dois compostos que ajudam a diminuir a retenção de líquido. “O ideal é consumir esses alimentos crus, pois se forem refogados terão a adição de alguma gordura, o que dificulta a digestão”, diz o nutrólogo Celso Cukier.

alecrim-20132012-size-620As ervas, como alecrim e manjericão, podem ajudar a reduzir a retenção de líquido por dois motivos. O primeiro é pelo fato de possuírem compostos chamados fenólicos, que ajudam a atenuar o aspecto de inchaço. Além disso, as ervas podem substituir o sal no tempero dos pratos, reduzindo a ingestão de sódio e, consequentemente, o risco de acúmulo de líquido no corpo.

xicara-de-cha-size-620O chá, assim como a água, ajuda a reidratar o corpo quando há retenção de líquido, além de estimular o rim a trabalhar de forma mais eficiente para expulsar o sódio do corpo. Alguns chás, como o preto, têm mais efeito diurético por conter cafeína. “Além disso, as ervas aromáticas são ricas em fenólicos, compostos que reduzem o acúmulo de líquido”, explica o endocrinologista Luciano Giacaglia.

Fonte: http://www.veja.com.br/nutrição

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