Série: As vitaminas indispensáveis às mulheres – parte 2

A deficiência de vitaminas pode provocar vários problemas de saúde nas mulheres. Elas podem ser encontradas tanto em alimentos naturais como em suplementos. Segue as dicas:

  1. Vitamina B12: Trata-se de mais uma vitamina muito importante que:
  • Combate depressão
  • Previne doenças cardíacas, perda de memória e anemia
  • Mantém a saúde do sistema nervoso e a função cerebral

A falta desta vitamina causa irritabilidade, depressão e inchaço na boca e na língua.

Basta consumir queijo, ovos, leite e iogurte, por exemplo.

  1. Vitamina C: Superconhecida por estimular a imunidade, dentre outras funções, como:
  • Poder de cicatrização
  • Evitar câncer e doenças cardíacas
  • Estimular o crescimento de tecido e a formação de células vermelhas no sangue

Os alimentos fontes de vitamina C são: acerola, brócolis, laranja, limão, uva, pimentão, batata e morango.

  1. Vitamina D: É também muito importante, pois:
  • Absorve o cálcio
  • Fortalece os ossos
  • Reduz o risco de esclerose múltipla, artrite e câncer
  • Melhora a visão
  • Combate a TPM
  • Ajuda a normalizar a pressão arterial

É recomendável pelos especialistas que a exposição de 10 a 15 minutos ao sol é o suficiente para adquirir vitamina D, além do consumo de peixe, leite e ovos.

  1. Vitamina E: Com o passar da idade, o corpo sofre algumas mudanças e o consumo regular da vitamina E alivia alguns desses sintomas, a seguir:
  • Reduz o processo de envelhecimento
  • Previne problemas cardíacos, catarata, perda de memória e câncer

Gérmen de trigo, avelãs, nozes, amêndoas, espinafre, margarina e óleo de girassol são alimentos recomendados para quem quer consumir vitamina E.

    10. Vitamina K: é outra vitamina que fortalece a imunidade, além de:

  • Aumentar a energia do corpo
  • Fortalecer os ossos
  • Manter a coagulação do sangue normal
  • Reduzir os riscos de doenças cardíacas

Consuma óleo de peixe, óleo de soja, folhas verdes e grãos integrais.

Observação: Comer cinco porções de frutas e vegetais por dia, de cores variadas, dá para garantir as vitaminas essenciais.

Fonte: http://www.curapelanatureza.com.br

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