Pane no Organismo, como evitá-lo?

fisico saudavelO cansaço sem fim muitas vezes não é provocado por excesso de trabalho ou estresse nas alturas. Em certos casos, ele pode ser sinal de alguma pane no organismo. (Fonte: Revista Saúde)

Por que a pilha fica fraca?
1. Diabete

Como a principal marca da doença é a dificuldade de o açúcar entrar nas células, seja pela falta de produção de insulina, seja pela incapacidade desse hormônio de trabalhar, a glicose no sangue se eleva. “e a glicemia alta faz o indivíduo urinar mais, emagrecer e perder massa magra. Por isso, é comum diabéticos terem cansaço muscular”, afirma Maria Ângela Zaccarelli, euroendocrinologista do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.

2. Anemia

A escassez de ferro não tem como sinal único a pele pálida. A fadiga é uma de suas características predominantes. “a anemia pode causar cansaço, sono, desânimo, queda de cabelos e até mesmo falta de ar”, afirma a nutricionista Roseli Ueno, da Universidade de São Paulo. Nas mulheres, é um fenômeno mais recorrente durante a menstruação, quando a perda de sangue aumenta o déficit de ferro no organismo.

3. Apneia

O popular ronco destrói a qualidade do sono do indivíduo. Ele é duas vezes mais frequente nos homens do que nas mulheres e, por se distinguir pela interrupção da passagem do ar pela garganta, provoca o ruído e despertares breves durante a noite. Essa inconstância durante o repouso noturno pode ter como consequência uma leseira sem hora para acabar no dia seguinte.

4. Depressão

Vigor abaixo de zero é um traço de quem padece desse problema. Apesar de ser uma doença de origem psíquica, a depressão mina a disposição física. “Nela, ocorre um processo inflamatório dentro dos neurônios que atrapalha seu funcionamento. E isso acaba gerando o cansaço”, afirma o psiquiatra teng Chei tung, do instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

  5. Fibromialgia

Essa síndrome aflora a sensibilidade para a dor. Estima-se que apenas um homem a cada oito mulheres apresenta a doença, que tem raiz genética, podendo passar de mãe para filha. As dores constantes levam à debilitação. “A pessoa pode ter o sono perturbado e levantar fatigada, sem falar que a própria dor já gera indisposição”, explica o reumatologista Roberto Heymann, da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

6. Doença cardíaca

Piripaques no peito também estão na lista dos motivos por trás de uma letargia. Arritmia e entupimento de artérias são alguns dos precursores da canseira exacerbada. “O coração problemático não bombeia direito o sangue para todos os órgãos. Com isso, eles tendem a entrar em falência”, avisa Ricardo Pavanello, supervisor de cardiologia do Hospital do Coração de São Paulo. Sinal do perigo: uma baita fadiga.

7. Distúrbios da tireoide

Os hormônios tireoidianos são vitais para manter o metabolismo aceso. Uma característica comum entre o hipertireoidismo, quando a tireoide trabalha demais, e o hipotireoidismo, situação em que a glândula fica lenta, é a apatia total. “o coração bate muito rápido e o indivíduo se queixa de cansaço extremo”, afirma Maria Ângela Zaccarelli.

8. Infecções
Além da febre, outro sinal que deve ser notado nesses casos é a diminuição, por assim dizer, da vitalidade. Seja naquela gripe passageira, seja em um quadro mais severo, como a hepatite, a pessoa fica enfraquecida, em maior ou menor grau. “é que o organismo concentra suas forças na luta contra o agente infeccioso”, justifica o infectologista Plínio Trabasso, da Universidade estadual de Campinas, no interior paulista. Daí o esgotamento do indivíduo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: