Tabule de quinoa (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes

  • 1 xícara  (chá) de quinoa orgânica vermelha, branca e preta
  • ½ pepino orgânico cortado em quadradinhos
  • 2 tomates orgânicos cortado em quadradinhos
  • ½ alho-poró fatiado fino
  • 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
  • Hortelã a gosto
  • Suco de um limão para temperar
  • Sal, cebolinha verde a gosto

Tabule de quinua

Modo de fazer

Refogue no azeite o alho-poró com a quinoa. Acrescente água até cobrir a quinoa e deixe cozinhar até que ela fique macia (aproximadamente 15 minutos). Em seguida, acrescente o suco de limão e deixe esfriar. Adicione os outros ingredientes (tomate, pepino, cebolinha e hortelã) e tempere. Leve à geladeira por uma hora e sirva fresquinho.

A quinoa contém metionina e lisina, que ajudam no desenvolvimento da inteligência e favorecem a memória e a aprendizagem. Também é fonte de triptofano, aminoácido ligado a sensação de bom humor e bem-estar. Rico em cálcio.

O suco de limão, usado na receita, ajuda a fixar o mineral no organismo e ainda faz com que você salive mais, aumentando o paladar.

Fonte:  Martha Tatini, eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural, ayurvédica e orgânica.

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