Farinhas para controlar a glicemia

Saiba quais são os alimentos ricos em nutrientes que controlam a glicemia

O consumo diário de farinhas elaboradas com alimentos vegetais ajuda no controle da glicemia. Elas podem ser servidas com sucos, iogurtes e saladas. Confira as propriedades de cada uma:

farinha-feijao-brancoFarinha de feijão-branco

É rica em faseolamina, que “inibe uma enzima chamada amilase pancreática — responsável por hidrolisar o amido. Com sua inibição, o amido não é digerido e os seus produtos (como a glicose) não são absorvidos pelo organismo”, descreve Renata Cristina Ramos, coordenadora do mestrado em Nutrição e Alimentos da Unisinos – “Estudos sugerem o consumo de 1 g de farinha de feijão-branco por dia, mas há contraindicações para crianças, grávidas e idosos”.

 

farinha de maracujáFarinha de maracujá

Possui uma fibra chamada pectina, a qual “rouba” moléculas de gordura e glicose, estimulando sua eliminação pelo bolo fecal.

 

 

farinha_de_banana_verdeFarinha de banana-verde

A farinha de banana-verde possui amido resistente para dar e vender. Esse nutriente não é digerido pelo intestino delgado, sendo encaminhado diretamente para o intestino grosso – “O amido resistente também é encontrado no feijão-preto e colabora com a flora intestinal”.

 

Fonte: Revista VivaSaúde

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