Geleia de Jabuticaba caseira (Lucelena Melo)

Jabuticaba é rica em antioxidantes, responsáveis principalmente pelo combate de radicais livres, agentes no processo de envelhecimento celular. As fibras, por sua vez, auxiliam no trato digestório e as solúveis atuam na redução do colesterol e na absorção de glicose. Quanto aos minerais, as concentrações mais expressivas registradas foram de ferro, potássio, magnésio e manganês.

Ela é uma fruta rica em sais minerais como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro. Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C.

Ingredientes

  • 3 litros de jabuticaba maduras
  • 1¹/² litro de água
  • ¹/² copo de açúcar

Para cada 3 litros de jabuticaba, um copo de açúcar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Modo de fazer

Lave bem as frutas e coloque-as, sem casca, numa panela. Acrescente água fria até cobri-las levemente. Ferva até que a fruta fique cozida.
Coe através de um pano, sem espremer, ou peneira.
Numa panela grande e alta (de preferência esmaltada) coloque 4 xícaras (chá) do caldo e ferva por 5 minutos. Adicione 1 xícara (chá) de açúcar e mexa até dissolver. Uma vez levantada a fervura, mexa só de vez em quando.
Depois de 10 minutos de cozimento, teste o ponto. Coloque um pouco de gele ia, numa colher, esfrie levemente e vire a colher. Se as gotas estiverem ralas, cozinhe mais um pouco.
A geleia estará no ponto quando as gotas ficarem pesadas e espessas. Geralmente, entre 20 a 30 minutos a geleia atinge o ponto.
Retire do fogo e coloque imediatamente em vidros quentes e já esterilizados. Feche-os e deixe descansar por 12 horas. Conservar na geladeira. Servir no pão, torradas, mousses, bolos, etc. Humm…tudo de gostoso!!!

Deixe um comentário