Geleia de Jabuticaba caseira (Lucelena Melo)

Jabuticaba é rica em antioxidantes, responsáveis principalmente pelo combate de radicais livres, agentes no processo de envelhecimento celular. As fibras, por sua vez, auxiliam no trato digestório e as solúveis atuam na redução do colesterol e na absorção de glicose. Quanto aos minerais, as concentrações mais expressivas registradas foram de ferro, potássio, magnésio e manganês.

Ela é uma fruta rica em sais minerais como, por exemplo, cálcio, fósforo e ferro. Possui uma boa quantidade de vitaminas do complexo B e também vitamina C.

Ingredientes

  • 3 litros de jabuticaba maduras
  • 1¹/² litro de água
  • ¹/² copo de açúcar

Para cada 3 litros de jabuticaba, um copo de açúcar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Modo de fazer

Lave bem as frutas e coloque-as, sem casca, numa panela. Acrescente água fria até cobri-las levemente. Ferva até que a fruta fique cozida.
Coe através de um pano, sem espremer, ou peneira.
Numa panela grande e alta (de preferência esmaltada) coloque 4 xícaras (chá) do caldo e ferva por 5 minutos. Adicione 1 xícara (chá) de açúcar e mexa até dissolver. Uma vez levantada a fervura, mexa só de vez em quando.
Depois de 10 minutos de cozimento, teste o ponto. Coloque um pouco de gele ia, numa colher, esfrie levemente e vire a colher. Se as gotas estiverem ralas, cozinhe mais um pouco.
A geleia estará no ponto quando as gotas ficarem pesadas e espessas. Geralmente, entre 20 a 30 minutos a geleia atinge o ponto.
Retire do fogo e coloque imediatamente em vidros quentes e já esterilizados. Feche-os e deixe descansar por 12 horas. Conservar na geladeira. Servir no pão, torradas, mousses, bolos, etc. Humm…tudo de gostoso!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: