Goiabinha vegana – sem glúten e sem lactose

A linhaça, forte aliada do sistema imunológico, que ajuda também a regular o intestino e a combater o colesterol. O cereal favorece ainda o aumento do metabolismo, o que contribui para dar mais energia para as crianças. E promove também a saciedade, devido à quantidade de fibras que contém, ou seja, diminui o risco dos pequenos engordarem.

Ingredientes

  • 400 g de farinha de arroz integral orgânica (pode ser fubá ou mix sem glúten)
  • 200 g de açúcar orgânico demerara (pode ser mascavo ou uvas passas brancas hidratadas)
  • 100 g de óleo de coco cremoso (ou óleo de girassol)
  • 50 g de linhaça dourada batida (deixada de molho 24 horas antes)
  • 1 colher de chá de farinha de banana verde
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • Raspas de limão
  • 100 g de goiabada firme orgânica

goiabinha vegana

Modo de fazer
Misturar o açúcar e o óleo. Bater até virar um creme. Colocar a linhaça batida e bater novamente. Incluir os ingredientes secos e sovar com a mão até desgrudar. Colocar o fermento e o bicarbonato. Deixar descansar por 10 minutos.
Fazer bolinhas de 10 g, colocar os quadradinhos de goiabada no meio e pressionar. Assar, em forno pré-aquecido, por mais 12 minutos, até dourar ligeiramente a parte inferior. Retirar do forno e deixar esfriar antes de servir.

Fonte: Martha Tatini, eco chef de Gastronomia Orgânica e professora e mestre em Educação Alimentar e Ambiental, especializada em gastronomia natural.

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