Série: tira dúvidas sobre alimentação saudável – 1ª parte

CHA 14Quais alimentos atrapalham o bom sono?

Geralmente os que contêm cafeína, como café, chá-preto, chá-mate e chocolate. Há pessoas que são mais sensíveis, enquanto outras têm o hábito de tomar café antes de dormir e não perdem o sono. Mas eles podem, sim, estimular a vigília.

 

 

LEITE 14Por que pessoas com intolerância à lactose podem consumir iogurte, mas não leite?

A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir a lactose (açúcar do leite) devido à ausência ou quantidade insuficiente de enzimas digestivas. O iogurte contém menor quantidade dessa substância devido ao processo de fermentação do leite, mas mantém a gordura, os minerais e as vitaminas. Os lactobacilos presentes transformam a lactose em ácido lático, diminuindo sua presença no iogurte.

 

MAÇA 14 É verdade que comer maçã limpa os dentes e facilita a digestão?

Sim. A maçã é rica em fibras e, por uma ação mecânica, há atrito entre essas fibras e os dentes, ajudando a limpá-los. Lembre-se de que ingerir a fruta não substitui a higienização normal. Referente à digestão, ela é eficaz também pelas fibras, que auxiliam na formação do bolo alimentar que será digerido no decorrer do trato gastrointestinal.

 

 

VINHO 14Quantas taças de vinho é preciso tomar para cuidar do coração?

A recomendação é de 240 ml a 480 ml/dia, o equivalente a uma ou duas taças de vinho. Como o teor de resveratrol é aproximado, o mesmo valeria para o suco de uva. Apesar de possuir esse potente antioxidante, o vinho também tem álcool, que aumenta a excreção de vitaminas no organismo e pode danificar o funcionamento do fígado, em longo prazo

 

MELÃO 14Consumir frutas com sementes faz mal?

As sementes possuem propriedades benéficas, por exemplo, semente de laranja, mexerica, melão e abóbora que auxiliam na prevenção e no combate de parasitas intestinais e de fungos. Também são ricas em fibras, auxiliando o bom funcionamento do intestino. Sementes como de abóbora, gergelim e girassol são boas fontes de vitaminas do complexo B e de minerais como zinco, cálcio e magnésio.

 

bananasPorque comer banana evita cãibras?

A fruta é rica em carboidratos, que fornecem energia; potássio, mineral importante para o bom funcionamento dos músculos; e vitamina B6, benéfica para a formação de células do sangue e de substâncias para o cérebro. O potássio auxilia na contração muscular e sua carência pode provocar o surgimento de cãibras.

 

Cupcake 14Por que é melhor comer doces pela manhã?

Porque você terá o resto do dia para queimar as calorias provenientes deles. Com o passar das horas, o gasto energético do organismo é reduzido. Mas não deixe faltar em seu desjejum leite ou iogurte, pão, queijos e frutas.

 

 

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/14-respostas-sobre-alimentacao-saudavel

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