Série: tira dúvidas sobre alimentação saudável – 2ª parte

SOJA 14Por que soja faz bem ao organismo da mulher?

As isoflavonas, também chamadas isoflavonoides, são compostos químicos fenólicos que são estrutural e funcionalmente similares ao estradiol (hormônio feminino). As evidências científicas existentes até o momento apontam os efeitos das isoflavonas benéficos apenas para o alívio das ondas de calor associadas à menopausa (fogachos) e na redução dos níveis de colesterol, desde que prescrito por um profissional.

 

REFRIGERANTE 14Quais alimentos favorecem a dor de estômago?

Não é uma regra, mas alimentos muito gordurosos, como frituras, podem contribuir para as dores. Outros mais ácidos, como café, refrigerantes e limão, também podem desencadear esses sintomas em algumas pessoas.

 

 

CEREJA 14

Frutas vermelhas fazem bem ao cérebro?

Essas frutas possuem licopeno e ácido elágico, que tem ação antioxidante e combate os radicais livres,gerando benefícios a todo organismo.

 

 

ATIVIDADE FISICA 14

O que devo comer antes de praticar exercícios físicos?

Depende do exercício. Se for aeróbico, como corridas, natação e ciclismo, que queimam mais gordura,o ideal é utilizar oleaginosas ou vitamina com abacate. Já se o exercício for anaeróbico (musculação), em que acontece mais queima de glicose, é preciso ingerir mais carboidratos. Uma dica é nunca treinar em jejum devido à hipoglicemia ou hipotensão (queda de pressão).

AZEITONA 14Quais alimentos aumentam a disposição?

Os alimentos energéticos como as gorduras poli-insaturadas, cujos representantes mais famosos são o ômega 3 e o 6, presentes na linhaça e azeite de oliva, por exemplo. Cada grama dessa gordura fornece 9 kcal. Além delas, os carboidratos complexos, também chamados de fibras ou amido, são boas fontes de energia. Cada grama nos proporciona 4 kcal.

REPOLHO 14É verdade que a alimentação influencia no desempenho cerebral?

Com certeza. A alimentação balanceada pode evitar a anemia e melhorar a cognição. No entanto, quando a pessoa não come corretamente suas vitaminas ficam desreguladas, o que dificulta a atenção e a fixação de informações. Por isso, o cérebro só funcionará bem se tiver um corpo bem abastecido.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/14-respostas-sobre-alimentacao-saudavel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: