Omelete de grão-de-bico (vegano)

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico cru (deixar de molho por 12 horas ou mais)
  • 4 colheres (sopa) de aveia em flocos (versão SEM GLÚTEN: substitua a aveia por 2 e ½ colheres de linhaça moída, flocos de guinua, flocos de amaranto)
  • ¼ colher (café) de cúrcuma
  • Uma pitada de ervas finas desidratadas
  • 1colher (café) de bicabornato de sódio
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • Um punhado de salsinha e cebolinha picada
  • Azeite

Recheio opcional

  • Espinafre refogado no azeite, temperado com sal e pimenta do reino + tomates secos

 omelete de graão de bico

Modo de fazer

Escorra o grão-de-bico de molho e bata com 2 xícaras (sopa) de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros. Junte a aveia, cúrcuma, ervas, bicarbonato de sódio, sal e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos. Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebolinha e a salsinha. Misture bem, prove (grão-de-bico cru tem um sabor desagradável, então não se assuste), corrija o sal e reserve. Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme (não precisa exagerar). Despeje um pouco da mistura de grão-de-bico no centro da frigideira e use uma colher pra espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca. Adapte a quantidade de massa ao tamanho da sua frigideira. O omelete deve ficar relativamente fino, porém mais espesso que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira). Quando a superfície estiver seca, e o omelete parecer firme e as bordas estiverem ligeiramente douradas, está na hora de virar (cuidado: se você tentar virar cedo demais ele vai se partir).

Espalhe um fio de azeite sobre o omelete e use uma espátula de metal fina pra virar (talvez você precise fazer movimentos curtos de vai-e-vem pra descolar). Deixe cozinhar do outro lado (ainda em fogo médio-baixo), descoberto, por mais 5-6 minutos. Seu omelete deve ficar bem dourado dos dois lados, mas não crocante, então fique de olho: se ele parecer muito pálido, aumente o fogo, se estiver queimando, diminua.

Coloque agora o recheio pronto em uma das metades e dobre o omelete. Sirva imediatamente. Essa receita rende 5 omeletes grandes. Se não quiser fazer todos os omeletes de uma vez, guarde o resto da massa em um recipiente fechado na geladeira por até 3 dias.
Observações: dois truques simples pra impedir que os omeletes se quebrem na hora de virar. Primeiro: coloque um pouco menos de massa, para que o fundo da frigideira não fique totalmente coberto (deixe uma borda livre de aproximadamente 2cm ao redor do omelete). Assim você terá espaço pra inserir a espátula na hora de virar, sem machucar a parte exterior do omelete. Segundo: despeje a massa quando a frigideira estiver bem quente, espalhe e deixe cozinhar os primeiros 20-30 segundos em fogo alto (em seguida diminua o fogo). Fazendo isso o omelete vai criar imediatamente uma casquinha crocante, mais resistente, e se manterá intacto na hora de virar.

Fonte: Cantinho vegetariano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: