Os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde e as combinações presentes nas infusões podem ajudar no emagrecimento e até ajudar na recuperação de algumas doenças. Ou seja, são considerados medicamentos naturais.
De acordo com a nutricionista Isadora Veiga Jardim para melhor aproveitamento dos nutrientes é preciso que seja feita a infusão de flores e folhas – quando a água começar a ferver, desligue o fogo e coloque sob as ervas. Em seguida, abafe por cerca de 10 minutos para extrair os princípios ativos da planta. Para raízes e cascas, coloque-as em água, deixe ferver junto por 5 a 10 minutos e coe. Sugere colocar uma colher de sopa para 300 ml de água – é importantíssimo não adoçar e sentir o gosto natural do chá.
Chá verde
Extraído da planta Camellia sinensis, o chá verde é utilizado na prevenção e tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas. Possui efeito antioxidante, anti-inflamatório, diurético, auxilia na digestão de carboidratos podendo reduzir a absorção de glicose da refeição e conseqüentemente influencia no controle de peso.
Chá de hibiscos
Possui substâncias antioxidantes, ação anti-inflamatória, e também auxilia na digestão de carboidratos, podendo reduzir a absorção de glicose da refeição. Hoje, é muito utilizado para efeito diurético.
Chá de alecrim
Este chá também possui substâncias antioxidantes e ações anti-inflamatória, neuroprotetora e antimicrobiana. O chá de alecrim melhora a secreção ácida no estômago , consequentemente, a digestão – é muito usado para recuperar lesões, principalmente no estômago.
Chá de capim santo
Também é conhecido por capim cidreira. Ele tem ação de calmante natural, potencializando o sono e amenizando a ansiedade. Também tem ação analgésica, sendo indicado para tratamento de cólicas intestinais e menstruais.
Chá de camomila
É bastante conhecido porque tem efeito calmante, auxiliando principalmente na ansiedade e na insônia. Mas, além disso, também possui ótima ação no trato gastro-intestinal. Ele auxilia ainda na cicatrização.
Chá de canela
O chá de canela tem muitos antioxidantes como as proantocianidinas, com atividade antimicrobiana, anti-inflamatória e melhora do controle glicêmico.
Chá de gengibre
Ele é repleto de compostos bioativos que possuem capacidade anti-inflamatória, imunomoduladora, analgésica e antioxidante. É usado no auxílio das dores no estômago, auxiliando dessa forma a digestão e também para controlar náuseas e enjoos principalmente em gestantes.
Chá de Hortelã
Como a maioria dos chás, o de hortelã tem substâncias antioxidantes como os flavonoides, ação anti-inflamatória, calmante, descongestionante e ainda estimula o aparelho digestivo, auxiliando no alívio de dores no estômago, alívio de gases e dores de cabeça.
Chá de espinheira- santa
Tem ação anti–inflamatória, analgésica e cicatrizante devido aos taninos – é o nosso ‘omeprazol natural. Muito usado no tratamento de dores no estômago, distensão abdominal e auxílio no tratamento de úlcera.
Chá de mulungu
Tem propriedades calmantes, antidepressiva, antibacteriana e anti-inflamatória. Muito usado para auxiliar no sono e ansiedade.
Fonte: Nutricionista Isadora Veiga Jardim/Jornal Opção